Pular para o conteúdo principal

Em busca de mais velocidade

Passei o dia pensando em como escrever sobre minha rotina de treinos, já que falar dos treinos intervalados não seria mais uma novidade. Em meio a estes pensamentos passei pelos blogs que normalmente acompanho e encontrei inspiração para redigir este texto.
O Léo Mesquita escreveu sobre como devemos realizar os intervalados. A Luciane falou sobre planejamento e paciência para gradativamente melhorarmos nosso desempenho. Por fim, o Bruno que falou sobre motivação. O vídeo que ele incluiu no final do post é fantástico. Talvez por eu ser muito emotivo, fiquei fascinado com mais uma história de superação. É bom saber que podemos desafiar nossos limites e fazer o que antes era impensável.
Para falar a verdade, analisando a história de um corredor, vivemos esta experiência todas as vezes que colocamos o tênis no pé e treinamos. Nossa oportunidade para se reinventar e crescer um pouco mais.

OS TREINOS
Apesar dos intervalados serem a essência do que precisamos para ganhar velocidade, os trechos de corrida leve têm sido muito importantes para o meu desenvolvimento técnico. Eu tenho aproveitado esta parte do treino para acertar minha pisada. Na época em que eu nadava, chamávamos esta prática de treinos educativos. Eles serviam para moldar nossas braçadas. São eles que estão me ajudando a mudar a forma de pisar, usando cada vez menos o calcanhar. Foi impossível não lembrar de um vídeo que o Bruno (autor do blog Improvável Corredor) colocou em um de seus posts falando sobre os três quesitos para uma boa corrida. São eles:
1. Boa postura. Braços mexendo sobre os ombros; não deixar os braços cruzar a linha mediana do corpo; cotovelos compondo um ângulo de 90 graus; olhar para frente; leve extensão das pernas.
2. Inclinar o corpo levemente para frente. Posição do corpo fomenta o movimento para frente; menor gasto de energia.
3. Aterrisagem no meio do pé. Aterrisar com o calcanhar reduz a velocidade da corrida e consome mais energia; aterrisar com o meio do pé exige menos energia entre as passadas; exige maior preparo das panturrilhas e do músculo posterior da coxa.

A planilha que estou seguindo pode ser dividida em três partes. Ao final desta primeira etapa, em que os trechos de corrida lenta foram predominantes, tive a oportunidade para fortalecer a nova pisada. As panturrilhas e os posteriores das coxas ainda sentem o esforço, porém é muito gratificante perceber que em tão pouco tempo consegui mudar meu estilo de corrida e já conquistar alguma velocidade. Resolvi compartilhar os registros do RunKeeper, ferramenta que uso há bastante tempo para registrar meus treinos.
Conseguir tiros com pace inferior a 5’/Km são uma grande novidade, principalmente pelas inúmeras repetições que seriam necessárias no treino. A próxima semana será de descanso. Os treinos serão compostos de corridas leves para a musculatura se recuperar o esforço dos últimos seis treinos.

Comentários

  1. Quando comecei meu pace em velocidade máxima era em torno de 5'50"..via o pessoal falando sobre paces de 4'15" e não acreditava que um dia seria possível.
    Hoje estou fazendo treinos com pace de 4'50" em ritmo confortável...como diz um conhecido: Coisas que só o treino explica, então, bôra treinar!

    Abraço

    Guilherme
    www.corrervicia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Guilherme.
      Estou apostando muito neste ciclo de treinos parade desenvolver velocidade.
      Obrigado pela visita.
      Boas passadas!
      André

      Excluir
  2. Olá Andre, venho testando aplicativos para corrida, e não encontrei até agora nenhum "perfeito". Testei o Runkeeper, Sports TRacker, Runtastic Pro e o Cardio TRainer. O único em que encontrei planilhas de treino e treinos intervalados foi o Cardio TRainer PRO, os demais programas apenas medem o seu desempenho, sem estabelecer metas. Gostaria de saber sua opinião sobre os aplicativos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonardo.
      Obrigado por visitar este pequeno e humilde espaço de reflexão.
      Você está certo. O Cardio Trainer PRO realmente vem com planilhas junto ao aplicativo e os demais apenas mensuram os treinos configurados manualmente. Inclua nesta lista o da Adidas, que também vem com planilhas de treino.
      Achei interessante sua premissa, pois eu sempre pesquisei as planilhas em sites especializados e revistas. Nunca havia me preocupado em buscar soluções nos APPs.

      Na aba SITES INTERESSANTES fiz uma seleção de alguns sites que oferecem planilhas genéricas. Atente ao fator genérico e rezo para que você não seja uma exceção. Eu desde que comecei a correr utilizo planilhas da Runners e da O2. Sonho um dia chegar ao nível das planilhas oferecidas na The Finisher.

      QUANTO A QUALIDADE DOS APPS
      Dos que você mencionou utilizei apenas dois. O Runkeeper e o Cardio Trainer PRO. Cheguei a comprá-lo por causa do módulo de disputa. Ele lhe coloca para enfrentar o seu melhor tempo,m as o problema é que precisa ser o melhor tempo registrado pelo APP! Como meu recorde pessoal foi anterior a utilização do aplicativo, fiquei meio frustado e o abandonei, pois não vi vantagens em relação ao Runkeeper.
      Eu sou viciado no Runkeeper. Gosto de incluir os treinos manualmente... é quase um ritual na noite anterior. Olho para a planilha no site e configuro o treino no APP. De manhã, estou pronto para correr. Além disso, faço o controle de quilometragem rodado através do site. Começo a me policiar quanto a qualidade do tênis após o site me informar que rodei mais de 600 Km com o calçado. É neste momento que começo a pesquisar um novo par de companheiros de corrida.
      Usei um outro por muito pouco tempo: runningmap. Não sei como ele está agora.
      Abraços
      Boas passadas!
      André

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh