Pular para o conteúdo principal

Quando as noites se tornam mais longas e escuras

Quando ele abrira os olhos percebera que ainda era noite. Algum horário na madrugada a dentro, devido ao profundo silêncio que o cercava. Com medo ele sentou sob seus joelhos e apoio as mãos na cama em busca de uma posição mais confortável. Ele se sentia fraco e o esforço para sequestrar o ar que necessitava para respirar o fazia transpirar. A sensação de asfixia era tamanha, que a melhor descrição é comparar ao esforço em uma prova de 5 Km, no máximo de suas forças, mas tentando respirar através de um canudinho de refrigerante. O sibilar de sua respiração não demorou muito a chamar a atenção de sua mãe, que buscou rapidamente o vaporizador para iniciar o tratamento. Ele não vira sua mãe colocar soro e remédio no recipiente. Tão pouco percebera os minutos que o dispositivo necessitou para começar a emanar o vapor mentolado.
O garoto com ajuda da mãe aproximou-se do feixe de vapor para tentar inaiá-lo. Passaram minutos, difícil dizer quantos, até que a respiração do garoto começara a se normalizar e o ar que tanto precisava entrava em seus pulmões agora sem dificuldades. Exausto, porém aliviado, ele deitou ao lado do dispositivo e adormecera quase como num desmaio. Sua mãe, mais tranqüila por ver o filho respirar com mais naturalidade, desligara o aparelho e retornara para cama. Mais uma entre muitas noites difíceis foi superada.
Ao ler a matéria do Lance Armstrong eu achei que precisava contar esta parte da minha vida. Não quero comparar um câncer com uma bronquite, mas o fato é que se trata de uma doença que (sem tratamento) pode ser incapacitante e em alguns casos levar ao óbito também. Quem tem bronquite já ouviu ao menos uma vez na vida de alguém que não poderia realizar atividades físicas, mas devido a perseverança de meus pais, eu desde pequeno fiz natação para tentar minimizar as crises, além de inúmeros tratamentos. 
Na idade adulta larguei as piscinas e optei pelo vôlei e pelo basquete, mas com o mesmo intuito, até que por questões de horário e logística experimentei a corrida em março de 2010 e estou aqui até hoje. Respirando.
Resolvi realizar este registro, pois as crises começam a se manifestar nesta época do ano e não foi desta vez que a tradição foi quebrada. Durante o ultimo final de semana uma crise veio leve, tanto que cheguei a "bombinha". A situação parecia sob controle, e seguindo a rotina, levantei para treinar na segunda. A missão era um treino forte de 30 minutos. Coloquei como meta correr pelo menos 5 Km, nada difícil na atual fase. Mas no aquecimento eu percebi que algo estava errado. O pulmão ainda sofria com a crise de bronquite. Andar não era o problema, mas eu queria era correr. Prometi não fazer uma loucura e me esforçar apenas para não caminhar. Assim fui e voltei pela orla de Niterói.
Apesar do leve desconforto consegui concluir o treino e para minha surpresa corri 5,2 Km nos 30 minutos. Eu parecia um maluco na rua ao final do treino. Rindo e distribuindo "bom dias" para quem passasse ao meu lado. 
Durante anos eu mal consegui andar durante as crises e na última segunda corri 5 Km!
Alguém ainda duvida do poder deste esporte?

O LADO NEGRO DA FORÇA
As colunas OXIGÊNIO, NO PIQUE e SENTA A BOTA fizeram um verdadeiro nó na minha cabeça às vésperas da Corrida da Ponte. A OXIGÊNIO sarcasticamente classificou os corredores em inúmeros grupos, dos quais a carapuça me serviu perfeitamente em dois: autodidata e disciplinado. O problema estava na primeira classificação, onde uma das características era se expor a lesões.
Justamente na reta final do ciclo para a Corrida da Ponte, uma dor na canela se manifestara. Coincidentemente, eu havia incluído os treinos complementares na escada para compensar as faltas na academia. Foi o jeito de reforçar a musculatura com uma agenda tão caótica. Faltando três semanas para a prova, comecei um tratamento com gelo e pomada após os treinos, que surtiu grande efeito. Porém, o problema ainda estava ali latente, mas controlado.
Em seguida veio a coluna NO PIQUE onde o Marcos falava sobre não cumprir com os tratamentos e antecipar o retorno aos treinos e provas. Ele alertava aos riscos de piorar uma lesão, se não déssemos ao corpo o tempo necessário para curar a lesão. Eu só pensava na dor da canela, até então controlável. A cereja do bolo foi ler o Iberê falando sobre a ineficiência do treino baseado na freqüência cardíaca. Pronto! O caos estava instalado. Comecei a achar que apesar de todo o esforço, eu ainda não estava preparado para enfrentar os 21K da Corrida da Ponte.
Pensei em um monte de coisas. A viagem na maionese chegou a tal ponto de associar minha situação a de Luke Skywalker, em STAR WARS: O Império Contra-atacar. Falo da clássica cena em que Luke, já sem uma das mãos e acoado na beira de um precipício, ainda ouve Darth Vader dizer: "Eu sou seu pai".
Meus queridos colunistas da Runners, meus ícones, minha referência, eu estava como Luke Skywalker resmungando: "Ben, por que você não me contou?", abraçado ao braço sem mão. Assim, como o moribundo herói, depois de cair abismo abaixo, encontrei segurança no lugar mais improvável: nos mais isolados pensamentos. 
Ali, no meio de mais um treino decidi aposentar o Asics Cumulus, que já havia rodado bons 600 Km. Lembrei que depois de tantos préstimos ele poderia ser o causador das dores na canela. Quanto aos treinos de escada, continuei a fazê-los, pois não haviam motivos para suspeitar que aquele exercício afetaria as canelas daquela forma. E também não dava para dizer que incluir as escadas no treino semanal era construir uma planilha com retalhos de outras muitas.
Paguei para ver e ganhei. Com a substituição do tênis, ao final da semana seguinte, eu já corria despreocupado e sem dores. E assim fui enfrentar os mais de 21 Km no último dia 20 de maio.
A serenidade Jedi foi fundamental neste momento de dúvida e perceber que meus mestres não estavam errados, mas apenas me alertaram a presença do lado negro da força.
Que a força esteja com vocês e boas passadas :-)

Comentários

  1. André,

    Texto muito bonito, provando que corrida é superação!

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo.

      Cada um sabe onde o calo aperta. Por isso eu acredito que a motivação nada mais é do que metas baseadas em decisões particulares. Cada um sabe o que é melhor pra si. E ninguém pode lutar pelo próximo, pois o crescimento ocorre da entrega ao desafio.

      Abraço e boas passadas :-)

      Excluir
  2. André, quando criança eu tive bronquite e coqueluche, e a sensação com ambas as doenças - especialmente com a segunda - é de total impotência. Agradeço a Deus por ficar curado de ambas, mas um fator que me ajudou muito foi a prática da natação; jamais me esquecerei dos dias que acordava cedinho para ir nadar,e quando estava frio então, era um sacrifício (era só eu e a instrutora na aula,todos faltavam), sobretudo por eu ter na época entre 6 e 7 anos de idade. Entretanto, esse esporte me ajudou muito, e mesmo não praticando atualmente, considero o mais completo de todos, principalmente por ter me dado condições de praticar minhas corridas e pedaladas hoje em dia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,
      A natação fez parte da minha vida até os 23 anos. As aulas na escolinha foram substituídas por treinos em uma equipe não federada. A fase final foi treinando para maratona aquáticas.
      Eventualmente ainda sofro com as crises no inverno, mas ter incluído a corrida no meu cotidiano foi uma grata solução para quem não deve ficar sem atividade física para respirar bem.
      Boas passadas!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por você passar por aqui.
Deixei sua opinião ou comentário sobre o tema. Uma boa conversa é sempre salutar.
Boas passadas!

Postagens mais visitadas deste blog

WR, OR, PB, SB. Você sabe o significado dessas siglas?

Assistindo as olimpíadas eu eventualmente observava a sigla PB ou SB ao lado do nome de alguns atletas após as provas. Hoje descobri o que significava ao ouvir o podcast Correria, do mestre Sérgio Xavier Filho (@sergioxavierfilho), minha fonte de inspiração desde os tempos da Revista Runners. PB: Personal Best. No bom português, seria melhor resultado pessoal. SB: Season Best. Melhor resultado do ano. Resolvi levantar o tema, pois como bom desportista a competição corre em nossas veias e a primeira disputa a ser vencida é contra nós mesmos. A superação é o que nos move, por isso testamos nossos limites. Não tenho a intenção de comparar o que eu estou fazendo (SB 29'20") com o que fiz há quase dez anos (PB 24'10"), mas descobrir se estou evoluindo no atual ciclo de treinos. O primeiro ciclo me permitiu correr 5K em 30'04" e o segundo em 29'20". A expectativa é de que a evolução continue acontecendo. A nova planilha está recheada de tempo runs e interv

Curta o caminho

Hoje concluí a sétima semana de treinos do II Desafio 5K. A oitava e derradeira semana começará com um treino de tiros na terça, em seguida um treino de ritmo moderado na quinta e encerro o desafio com minha prova imaginária de 5K no próximo sábado. Esta reta final sempre me leva a refletir sobre a jornb ada que foi realizada. Muita coisa boa aconteceu nestas quase vinte semanas de treinos. Recoloquei a corrida como rotina matinal às terças, quintas e sábados. Voltei a pensar, ler e falar sobre corria e saúde. E acima de tudo ter vencido a lesão da panturrilha direita, que foi crucial para esta sensação de bem estar que se expande do corpo para mente e para o espírito. Poder testemunhar a alvorada, uma das maiores obras primas que Deus nos presenteou, é assistir a vida se renovando. Nossa nova chance de fazer a diferença, acima de tudo para si e de alguma forma para quem nos cerca.  A corrida de rua de nos levar levar a caminhos que nunca imaginamos. A ver o mundo de uma perspectiva be

Você é um corredor iniciante, intermediário ou avançado?

A Runners de fevereiro (Ed. 28) começa com uma matéria muito interessante na seção Treino. A matéria Semanão fala sobre a importância dos ciclos no desenvolvimento do corredor e que tentar colocar em uma única semana todos os tipos de treino é algo realmente complicado, quando não, improvável de ser feito. A sugestão é adotar um intervalo de tempo maior para que possamos incluir todos os treinos necessários para nosso desenvolvimento. A idéia é boa, simples e de praxe a revista ainda apresenta sugestões para os treinos de qualidade . Mas o que mais me marcou na reportagem foi a forma como foi identificado o nível do corredor. É a primeira vez que vejo algo do gênero, então segue o registro: Iniciante: aquele que corre até 24 Km semanais Intermediário: aquele que corre de 24 Km a 48 Km semanais Avançado: aquele que corre de 48 Km a 64 Km semanais Como você se vê? Sua quilometragem semanal será determinante para o desenvolvimento de sua capacidade como corredor, seja seu objetivo ganh